Na performance “Zeca Afonso- Estudos Musicais para violoncelo” são interpretadas dez canções de Zeca Afonso, arranjadas para dueto de violoncelos.

As canções, tal como o percurso do cantautor, são contrastantes: partindo do fado à incorporação de diferentes ritmos africanos, conjugando improvisação e experimentação com vários elementos expressivos da música tradicional portuguesa.

Para além da interpretação, a performance inclui diversos momentos de difusão sonora e projeção digital, proporcionando uma atmosfera intimista própria, que a equipa artística adapta a cada espaço em que atua.

A performance foi apresentada em diferentes salas em Portugal, nomeadamente no Auditório do Liceu Camões (concerto gravado pela Antena 2), no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal e no Quintal da Música em Odemira (Miso Music Portugal), Lisboa Incomum, Casa da Cultura de Setúbal, entre outros.

No estrangeiro, a performance foi apresentada no Zutphen Cello Festival (NL), Dat Bolwerck Gallery (NL) e Codarts University of The Arts (NL).

Tem a duração aproximada de 60 minutos.

Era um Redondo Vocábulo:

Venham Mais Cinco: