GERAL

34

Tapping
Consiste em percutir os dedos da mão esquerda contra o braço do violoncelo, seguindo as indicações de notas na partitura. Se não houver indicação em contrário, o tapping envolve apenas a mão esquerda, que assume simultaneamente a função de articular as notas e de produzir o som (enquanto a mão direita descansa).

35

Tapping com legno batutto
O uso de dois pentagramas por voz pode parecer confuso, mas a leitura é simples. O pentagrama superior corresponde ao tapping com a mão esquerda: quando indicado, deve ser executado simultaneamente com o arco.
O pentagrama inferior indica a ação da mão direita: neste caso, deve ser tocado em col legno battuto.
Ver vídeo para exemplificação.

36

Flauta Saviet
Como o nome indica, procura- se aqui um som que se assemelhe ao de uma flauta de pan. Para obter este efeito, o arco deve ser colocado exatamente uma oitava acima da nota pretendida. É um posicionamento quase milimétrico, fácil de perder.
Ver vídeo para exemplificação.
(Baptizada em honra da violinista Sarah Saviet, que descobriu este efeito.)

37

Tacet
Significa que não se deve tocar quando é indicado “TACET”.

38

Cânone até Nada
Como o nome indica, trata- se de um cânone. A entrada da segunda voz torna- se progressivamente mais antecipada, até que a diferença entre as vozes seja de apenas uma colcheia.
O cânone segue uma ordem numérica descendente: começa com a entrada na 7.ª colcheia e, a cada repetição, antecipa- se em uma colcheia, tornando- se gradualmente mais apertado.